High Plain Drifter

Um pistoleiro solitário chega a uma cidade do Oeste e de imediato é visto com desconfiança por todos os moradores. Depressa desperta também a curiosidade dos três pistoleiros contratados para assegurar a segurança local que acabam por provocar o forasteiro que os liquida sem dar hipóteses. Impressionados pela qualidade assassina do misterioso pistoleiro, os habitantes de Lago contratam-no para passar a ser ele o protector da cidade.
É um Eastwood no seu melhor, no papel do pistoleiro justiceiro, neste caso duma crueldade implacável, que nutre um desprezo enorme por todos e uma brutalidade que com o progredir da acção vamos compreendendo a razão...
O filme desfere golpes subtis na igreja com o forasteiro a castigar o clérigo da cidade com memoráveis tiradas uma vez que também este é cúmplice de algo, um segredo que todos guardam...
Talvez pela geografia incomum, porque a cidade fica à beira de um lago, contrariando as habituais localizações das cidades dos westerns que invariavelmente se situam algures no deserto americano, ou também pela quase ausência de banda sonora que quando surge vem carregada de um psicadelismo anacrónico, o filme têm uma ambiência estranha mas que acaba por o tornar também visualmente interessante. Estamos definitivamente na presença de um clássico, um dos melhores westerns de sempre.
Apesar de poder parecer demasiado redutor, o título em português "O Pistoleiro do Diabo" está bem mais conseguido que o original.

Sem comentários:

Enviar um comentário