Idi i smotri | Come and See | Vem e Vê

No decorrer da Segunda Guerra Mundial, depois de encontrar uma arma, um jovem bielorusso ganha o direito de, contra a vontade da mãe, se juntar à guerrilha que combate o invasor exército alemão.
Por ser demasiado novo não vai entrar numa missão dos guerrelheiros. Ficando na base, encontra uma jovem loira traumatizada pela guerra com quem vai fugir depois de um bombardeamento alemão. Durante a fuga volta à sua aldeia para descobrir que todos foram assassinados...

Terão sido mais de 600 as aldeias destruídas na Bielorussia à passagem do exército alemão, aquando da invasão da União Soviética. Será difícil de imaginar que o ambiente vivido naqueles momentos fosse diferente daquele que o filme consegue tão bem recrear.
Talvez um quarto do filme se demore nessa cena da destruição e assassínio dos habitantes duma só aldeia que decorre até quase ao fim. Segue-se depois a vingança e uma interessante cena onde o jovem dispara contra a fotografia de Hitler, enquanto vemos imagens cronológicas da guerra e do ditador em rewind, até ao momento em que aparece a sua fotografia de bebé e param os tiros...
Apesar do lirismo surreal dos diálogos, o realismo é o ponto forte deste filme, que conta também com uma fabulosa interpretação do jovem guerrilheiro, o actor Aleksey Kravchenko.


Sem comentários:

Enviar um comentário