Sorcerer | O Comboio do Medo

O Comboio do Medo PosterQuatro foragidos, cada um com um passado e razões distintas, tentam levar uma vida incógnita numa aldeia miserável num país da América do sul. Uma explosão num campo petrolífero, onde trabalham, provoca um incêndio que só se torna possível extinguir com a detonação de nitroglicerina. O explosivo encontra-se longe do local e os quatro são contratados para transportar as caixas contendo o perigoso produto em dois camiões degradados, tendo de atravessar a selva por péssimos caminhos... 

A milhas da popularidade que conquistou The Exorcist, estreado no mesmo ano de Star Wars, Sorcerer foi uma vítima do efeito eucalipto do filme de George Lucas, que inaugurava uma nova forma de fazer cinema, enquanto William Friedkin encerrava outra. Sorcerer é um filme épico, hiper-realista, talvez a obra prima mais esquecida da história do cinema e há quem o aponte como o melhor remake de sempre, do original de 1953, do filme francês Le salaire de la peur.

Sorceror (nome de um dos camiões e não de um qualquer feiticeiro que o público de então foi levado a pensar que iria ver), conta com uma sequência absolutamente fantástica, de uma cinematografia singular, quando os camiões atravessam uma ponte de cordas sob um gigantesco temporal. A sequência com cerca de 10 minutos terá custado três milhões de dólares e demorado meses a filmar. Hoje seria impensável "fabricar" algo assim. O CGI seria naturalmente a solução para criar uma cena tão complexa de modo a ficar tão perfeita como ficou.
As sequências iniciais do filme, que explicam o porquê do exílio forçado dos personagens são demasiado longas, parecendo confundir mais do que esclarecer. Também terão contribuído para a má receptividade do público.

Sem comentários:

Enviar um comentário