Memory: The Origins of Alien

Memory: The Origins of Alien PosterAtravés de diversas entrevistas aos protagonistas vivos, imagens de arquivo dos já falecidos e a alguns estudiosos do fenómeno, conhecemos as origens, onde principalmente Dan O'Bannon, como principal argumentista e "ideólogo" do mito, foi buscar inspiração...

Já se fizeram vários documentários sobre Alien, uns mais centrados em Giger, outros em Ridley Scott, outros no Alien ou nos behind the scenes e este centra-se muito nos argumentistas, nomeadamente em O'Bannon e disseca particularmente a cena icónica do chestburst, analisada à exaustão.
Não existe um documentário definitivo sobre o filme, mas este Memory explora-o também do ponto de vista sociológico, o filme como retrato da sociedade do seu tempo, das diversas interpretações e ligações que se podem fazer com a realidade do final dos 70, tanto do ponto de vista artístico, cinematográfico, mas também social.
Resultado de imagem para memory alienCuriosa a frase de O'Bannon, quando referia que nunca tinha roubado ideias, apenas as tinha pedido emprestadas. E de facto, grande parte da história do filme é inspirada em diversos filmes e ficção cientifica anteriores, banda desenhada e autores como Francis Bacon, uma amálgama de ideias habilmente encaixadas na história pelos argumentistas e que inspiraram depois Giger e Scott a dar-lhes vida e torná-las em algo único.

Sem comentários:

Enviar um comentário